Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Crónicas de uma menina da mamã

"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas" Antoine de Saint-Exupéry

#PrayForPortugal

É assim que está o nosso país, é assim que vai continuar a estar porque o calor, o vento e o governo não permitem que a situação abrande. Mas dói, dói ver o meu Portugal novamente assolado pelas chamas, dói ver homens e mulheres cansados e devastados, que horas e dias a fio lutam contra algo que não conseguem combater, dói igualmente saber o que o Ministério da Administração Interna, numa altura em que practicamente todo o país arde, negue ajuda aos bombeiros através dos meios da Força Aérea. Dói-me saber que se perderam casas, carros, animais, árvores, florestas e sobretudo, sobretudo pessoas, dói mesmo...

É assim que está o nosso Portugal!

#PrayForPortugal

Madeira2.jpg

 (Imagens retiradas da Internet)

O que se falou por aqui

  • Imagem de perfil

    Kikas 11.08.2016

    Já temos ajuda de Espanha e de Marrocos, do nosso Ministério responsável nem por isso.
  • Imagem de perfil

    Psicogata 11.08.2016

    Demoraram muito tempo a pedir ajuda. Na Madeira na terça à hora de almoço disseram que estava tudo controlado... Ardeu tudo nessa noite.
    O pedido de ajuda aos meios internacionais só foi feita ontem... Muito tarde.
  • Imagem de perfil

    Andy Bloig 11.08.2016

    A situação da Madeira já deu barraca no PSD e CDS continental... por andarem a tentar apagar as conferências do presidente da regisão autónoma.

    A nível Europeu, a Espanha também tem poucos meios disponíveis. As zonas de Aragão, Estremadura, País Basco e Canárias tem tido muitos incêndios nestas últimas semanas.
    Na França, a cidade de Marselha teve 2 incêndios gigantescos a ameaçar o meio urbano. O mesmo aconteceu com Toulose no fim de semana passado.
    O Canadair italiano que chegou hoje, esteve em França e ia para Espanha. Está cá uns dias mas, se for necessário, vai-se embora.
    Nos países mais a oriente, tem tido tempestades, anormais para a época, seguidos de ondas de calor.
    Este Verão tem sido anormal por toda a Europa.
  • Imagem de perfil

    Psicogata 11.08.2016

    Não sei se tentaram apagar a conferência mas acho pouco provável que consigam, deu em todos os telejornais, na terça ao almoço não necessitavam de ajuda, às 19h estava tudo descontrolado.
    Independentemente de a Europa estar a ser assolada por fogos, na minha opinião, a ajuda foi pedida tardiamente, porque falam muito da Madeira e de Águeda, mas os concelhos de Paredes, Valongo, Lousada e Penafiel têm focos de incêndio por todo lado.
    Viana do Castelo então é um sufoco.
    Os responsáveis não sabem dos fogos pelos meios de comunicação, têm quem lhes reporte as situações de outra forma, deveriam ter pedido ajuda antes.
    Quanto a não termos aviões de combate de fogo da Força Área acho um erro, como sempre os fundos são mal distribuídos, como por exemplo na compra de submarinos...
    Já agora esclarece-me uma coisa se é preciso dar cursos aos militares para pilotarem aviões de combate de fogo, porque é que os alugados estão a ser conduzidos por militares de férias? Ou essa informação é errada?
  • Imagem de perfil

    Andy Bloig 11.08.2016

    Os pilotos militares de helicópteros tem de fazer uma formação (válida para 2 ou 3 anos) para o transporte de cargas por guindaste. Essa formação permiti-lhes tripular helicópteros de combate a fogo. Os pilotos dos C130 tem treino para "ataques ao solo", que lhes permite usar uns quantos tipos de aviões para o combate a fogos.
    O estado é dono dos Kamov. (1 deles está para sucata, 2 andam a ser reparados com peças do da sucata que estão, com os outros 3, sub-alugados à Everjets, que fornece os pilotos e trata da manutenção.
    A razão para isto, é o valor da manutenção e da Força Aérea não ter técnicos especializados naquele tipo de aeronaves. (Sendo que a formação, dada pela empresa russa, é caríssima.)
    Só que os militares não tem mais avião ou helicóptero nenhum para combater fogos. Os Lynx servem para busca e resgate. Os puma estão parados em Beja e só fazem voos de treino (pois precisam daquele "balde" e só há 2 que podem ser usados, pois o resto já está estragado).
    Os C130 já não tem equipamento para carregar água.

    Era isso que estava a dizer à Kikas. O MAI não negou nada... só disse à FAP que a ANPC mantinha a gestão dos meios aéreos, pois a FAP queria ficar com isso a seu cargo, só que era para mandar os Kamov para a sucata e comprar aviões Canadair, usados, a França, Alemanha e Canadá. Não temos dinheiro disponível para isso...
  • O que é que achas?:

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.