Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Crónicas de uma menina da mamã

"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas" Antoine de Saint-Exupéry

Eu ainda sou do tempo do.... Pão por Deus

Sim é verdade, eu ainda sou da altura do Pão-por-Deus. Quando era criança na manhã de dia 1 de Novembro eu, a minha irmã e os meus primos pegávamos nos nossos saquinhos personalizados, e que apenas serviam para aquele dia do ano, para irmos pedir o Pão-por-Deus aos nossos vizinhos. Bons tempos esses, vinhamos de lá carregados de rebuçados, chocolates e até de algumas moedinhas, era uma alegria quando nos reuniamos todos para vermos o que tinhamos arrecadado em conjunto, por vezes trocávamos umas coisas que uns gostavam mais do que os outros e vice-versa, pronto trocávamos, acho que já estou toda trocada com esta lenga-lenga das trocas. Mas o que é certo é que nos divertiamos imenso, era aquele dia especial do início do Outuno, ah que saudades....

Hoje em dia existe o Halloween... Honestamente não sei quando é que surgiu em Portugal, sei que é uma tradição importada dos E.U.A. país onde esta festividade, com algum significado na história - ver aqui - se celebra como se não houvesse o amanhã.

Nós somos um povo receptivo a tudo o que é festarola por isso vá-se lá saber quando e porquê, alguém decidiu começar a celebrá-la por aqui e aparentemente veio para ficar. Inúmeras são as festas espalhadas por todo o nosso Portugal, cada qual mais assustadora do que a anterior, mas haja alegria e boa disposição para se festejar tudo o que se quer e se pode.

Nas escolas é um dia tão importante como o Carnaval ou o Natal, mas qual é o pai e mãe que não gosta de ver o seu rebento entusiasmado e mascarado com qualquer data ou ocasião simbólica?

Só porque sou do tempo do Pão-por-Deus, e não do Halloween, não significa que desgoste, admito que já fui a algumas festas com esta temática, o que me faz uma certa espécie aqui é a forma como o nosso país está a ser "Americanizado", só nos falta um bocadinho assim para começarmos a celebrar o Fourth of July e o Thanksgiving, eu tenho cá para mim que dentro de sensivelmente 10 anos isto vai começar a suceder! E se isso acontecer daqui a 10 anos quero estar cá para ver, só porque significa que ainda estou viva, não é por mais nada.

Cabe-nos a nós decidir o que queremos celebrar:

32.jpeg

Como quem vos avisa vossa amiga é, aconselho a todos os maiores de idade a não irem pedir o Pão-por-Deus de porta em porta, como devem calcular ninguém vai abrir a porta a um/a marmanjo/a em idade adulta!

Mas nada como tentar amiguinhos! Boa sorte.....

O que é que achas?:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.